Mundo Canábico

UFRN terá dinheiro federal para fazer pesquisa de cannabis

Compartilhe:
UFRN e cannabis

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celebra a aprovação de duas propostas na Chamada Pública Centros Temáticos Finep, uma iniciativa da empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com essa conquista, a UFRN receberá R$ 25 milhões para a implementação de projetos de pesquisa que envolvem diversas unidades da universidade nas áreas de saúde e transformação digital.

Entre as propostas, a que se encaixa na área temática da saúde foi uma das dez selecionadas entre 61 inscritas em nível nacional, garantindo um financiamento de R$ 12 milhões. Além disso, a Anvisa autorizou a realização de pesquisas científicas no Brasil com produtos derivados da cannabis. A definição de requisitos de segurança e controle foi uma etapa crucial para a concessão dessa autorização.

O grupo de pesquisa planeja estabelecer um centro de estudos dedicado ao canabidiol e seus derivados, com o objetivo de desenvolver medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Iremos trabalhar com produtos nanoestruturados de canabidiol puro e na padronização de extratos de cannabis”, explica o professor, detalhando que serão definidas a espécie de cannabis a ser utilizada e o método de extração apropriado para a produção do extrato.

O grupo também se propõe a criar os mecanismos legais necessários para a produção, visando padronizar todas as ações regulatórias relacionadas aos derivados de canabidiol e cannabis. O objetivo é demonstrar que esses produtos “podem apresentar efeitos terapêuticos semelhantes ou superiores aos disponíveis em outros países”. “Ofereceremos respostas significativas para a sociedade sobre a segurança e a eficácia dos produtos, conforme os padrões estabelecidos por nossa equipe de especialistas”, complementa.

Este trabalho contará com colaborações internacionais, incluindo parcerias com instituições nos Estados Unidos e na Europa, especialmente na Itália e na França.

Compartilhe:
Palavras-chave:

Comente aqui

Seu email não será exibido.

Últimas notícias
Sobre o Mundo Canábico

Queremos conectar pessoas a informações, ciência e profissionais certificados, para assim, democratizar o acesso á Cannabis Medicinal!

Atendimento via WhatsApp

Feito para quem precisa de um contato mais próximo para tirar dúvidas e auxiliar durante a sua jornada

Leia também