Enquanto muitos já conhecem o Whey Protein como uma excelente opção para o ganho de massa muscular, poucos sabem que existe um alimento ainda mais saudável e efetivo nesse objetivo: o cânhamo.
O cânhamo, proveniente da espécie Cannabis Sativa, é uma semente amplamente utilizada na indústria têxtil e que tem conquistado espaço no mundo da nutrição devido à sua riqueza em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
"Dentre os principais nutrientes encontrados na Cannabis Sativa L., popularmente conhecida como cânhamo, destacam-se os ácidos graxos essenciais, como ômegas 3 e 6, a proteína, vitaminas como a E e do complexo B, além de importantes minerais como fósforo, magnésio, manganês, ferro, potássio e zinco", explica Priscila Izidio, nutricionista e pesquisadora em nutrição endocanabinoide.
A contribuição do cânhamo para o ganho de massa muscular é atribuída à sua alta concentração de proteínas de qualidade. Um dos grandes benefícios dessas proteínas são os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), essenciais para a construção muscular e recuperação rápida após atividades físicas intensas.
"As sementes de cânhamo estão entre as melhores fontes de proteína vegetal, superando a maioria das outras fontes comuns em termos de teor de proteína por porção. Apenas a soja apresenta uma quantidade ligeiramente superior. Além disso, as proteínas do cânhamo são completas, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, o que as torna uma excelente escolha para complementar dietas vegetarianas e veganas", destaca a nutricionista.
Embora o cânhamo seja uma variedade da espécie Cannabis Sativa, existem diferenças significativas entre essa planta e a maconha. Enquanto o cânhamo possui teores de THC (tetra-hidrocanabinol, composto psicoativo) inferiores a 0,3%, a maconha é caracterizada por apresentar teores de THC superiores a esse valor.
Apesar de ser utilizado para fins nutritivos e têxteis, e de não possuir efeito entorpecente, o cultivo e a comercialização do cânhamo ainda não são permitidos no Brasil.
Aproveite para conhecer mais sobre o potencial do cânhamo no ExpoCannabis Brasil, que acontecerá de 15 a 17 de novembro no centro de exposições São Paulo Expo. O evento promoverá debates sobre a normalização e regulamentação do uso do cânhamo para fins medicinais, nutritivos e têxteis no país.
Deixe um comentário